Quer jogar? Busque o Virtual!

Pessoal, esse Goblin aqui que vos fala pertence ao grupo de risco e está buscando ficar antenado com toda a questão de saúde tanto em âmbito local quanto mundial. Toda essa situação não é brincadeira, mas não quer dizer que não possamos tentar nos distrair nesse meio tempo e passar o quanto pudermos dentro de nossas residências, certo? Então, o título “Quer jogar? Busque o Virtual!” é um tanto enfático, eu sei, mas precisei usar desse artifício buscando chamar um pouco de atenção a mais.

Entretanto, por conta de tudo que estamos vivendo e certamente motivado por razões pessoais de saúde, decidi compartilhar com vocês algumas dicas e preocupações sobre toda a situação (Pandemia) que estamos vivendo.

Primeiro às orientações de saúde geral, válidas para todos, por isso se puderem, passem a informação para todos que conseguirem:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool (álcool 70%, ok galera?!) em gel várias vezes por dia, ainda mais se você precisar interagir com outro tipo de ambiente se não o residencial.

  • Evite ao máximo, se possível, permanecer ou mesmo passar por lugares onde existem aglomerações. (ex. shoppings, praias e convenções)

  • Sabemos que a rinite ataca nessa época do ano mas para o bem de todos que não tem certeza do que é, cubra seu rosto quando espirrar e/ou tossir, de preferência com o movimento do batman, usando o interior do cotovelo.

  • Quem puder, fique em casa! Mas se você precisa ir ao trabalho, fazer compras ou mesmo passear com o cachorro, independente de qualquer situação busque fazer a sua parte e redobre seus cuidados com a higienização.

  • Mantenha todos os ambientes limpos e ventilados e utensílios ao seu alcance higienizados.

  • Ao apresentar sintomas do Covid-19, mantenha-se isolado e quando possível busque locais que realizem o primeiro atendimento.

Quer saber um pouco mais sobre o Coronavírus, baixe o aplicativo “Coronavirus – SUS” (disponível tanto para sistema Androide quanto IOS) ou clique aqui!

Agora sim, vamos as dicas para vocês! Vou separá-las em alguns tópicos específicos e ir atualizando caso tenha mais informações.

> SOU RPGista, O QUE VOCÊ TEM PARA MIM GOBLIN ZERO?!

Primeiro, se você já joga online de alguma forma, parabéns! Continue assim e tente levar suas mesas físicas (caso existirem) para este mesmo ambiente. Mas se você é estranho ao ambiente de jogo virtual até o momento, quero te apresentar a algumas ferramentas que nós mesmo aqui do Cyber Goblin usamos para jogarmos juntos.

Roll20: Está é uma plataforma fantástica para quem quer jogar com amigos a distância e nós usamos para literalmente todas as mesas de RPG que realizamos no canal! Nela, você pode criar salas individuais para seus jogos com todas as ferramentas essenciais para seguir com o mesmo, inclusive tendo a opção de comunicação interna, tanto de áudio quanto de vídeo, além do chat padrão, rolagens de dados, área para uso de grid, apresentação de props e um acervo com inúmeros títulos gratuitos e pagos.

Discord: Criar uma conta pessoal nessa plataforma pode facilitar muito a comunicação entre seu grupo neste período, nela existe a possibilidade de comunicação por áudio, transmissão de tela, chat, além de suportar o uso de Bots que ajudam a rolar dados e tocar aquela trilha sonora desejada!

Skype: Nativo do Windows e familiar a quase todos, bastando apenas uma pesquisa na sua barra de buscas, com ele você já consegue estar preparado para encarar seus companheiros de aventuras! Se usado junto a outros aplicativos de grupo com rolagens de dados, o resultado pode ser uma sessão de RPG animal!

Vsee: Caso o Skype seja muito pesado para sua internet ou máquina, recomendamos um programa super simples para você testar e realizar suas conferências, jogos e reuniões daqui até o momento que a situação normalizar.

Outra coisa que venho compartilhar com vocês é que algumas empresas, em virtude de tudo que está acontecendo, estão liberando material em PDF ou em suas plataformas para ajudar aqueles que quiserem passar seu tempo, seja lendo ou jogando com amigos pelo PC/Note. Até agora temos as seguintes empresas e os seguintes materiais liberados:

Blades in the Dark (Buró Brasil): Liberado por tempo LIMITADO pela editora em prol de uma leitura a fim de passar o tempo e também para uma diversão segura. Link para download direto encontra-se disponível aqui!

Fantasy Age (Green Ronin): O acesso ao livro básico (em inglês) está GRATUITO e sendo anunciado pela editora gringa Green Ronin. Confira o material neste link!

Tormenta RPG e Livros Digitais (Jambô Editora): A editora liberou 2 cupons animais para te ajudar a passar por este perrengue, são eles TORMENTAEMCASA que reduz o valor do aclamado PDF de “Tormenta RPG: Edição Guilda do Macaco” para ZERO REAIS, isso mesmo 0800 e LEIAEMCASA que te garante 50% de desconto nas compras dos outros livros digitais no site! Aproveite clicando aqui!

Thordezilhas (Universo Simulado): Promovendo a hashtag #todoscontraocorona a editora decidiu liberar à todos os marujos em quarentena o seu título Thordezilhas – Sabres & Caravelas 1ª edição assim como o suplemento Rum & Sangue, ambos criados no sistema de OldDragon. Encontre-os clicando aqui!

[LINKS EM MANUTENÇÃO] Numenera e The Strange (New Order Editora/Montecook Games): A versão digital dos títulos Numenera e The Strange, pioneiros do Cypher System da Montecook Games, foram liberados gratuitamente pela Editora New Order para todos durante esse período de quarentena. Em adição os outros títulos da parceria entre essas editoras estão com desconto de 50%. Confira os títulos em gratuidade Numenera (clicando aqui) e The Strange (clicando aqui) e navegue pelo site para conhecer os outros lançamentos e promoções!

[LINKS EM MANUTENÇÃO] Revista NOW (New Order Editora): As edições #1 a #9 da revista New Order Warriors foram liberadas para download gratuitamente nos links individuais colados aqui em sequência: NOW #1, NOW #2, NOW #3, NOW #4, NOW #5, NOW #6, NOW #7, NOW #8, NOW #9.

Aventura para D&D 5ª Edição (Sagen Editora/Galápagos Jogos): Em uma ação conjunta as editoras Sagen e Galápagos liberaram e divulgaram a aventura O Templo Caído, elaborada para 5ª edição de Dungeons & Dragons, título recém lançado em português pela gigante do campo do boardgame em território nacional. Para conferir a aventura entre no link direto clicando aqui.

Jogos Autorais/Gratuitos (Secular Games): A Secular divulgou também em suas mídias sociais que possui uma área em seu site somente de jogos gratuitos, maneiro demais isso, certo?! Confere lá clicando aqui!

Jogos Autorais/Gratuitos (Mundos Colidem): O Canal Mundos Colidem aproveitou essa chance para incentivar em suas mídias sociais que possui uma área em seu site somente de jogos autorais e gratuitos, Vamos dar uma olhada?! Confere lá clicando aqui!

Conteúdo Gratuito (Roll20): A plataforma que falamos acima decidiu também abrir diversos conteúdos de seu acervo para mestres e jogadores de todo o mundo aproveitarem. Você pode conferir o link direto ao que foi liberado clicando aqui! (obs. conteúdo em inglês)

> SOU DA GALERA DO BOARD GAME, TEM DICA?

Sim! Algo inclusive que descobri recentemente junto ao Dr. Goblin foi a existência de um programa chamado Tabletop Simulator, e que ele tem uma comunidade mundialmente ativa, é impressionante a quantidade de jogos de mesa que você consegue simular por lá.

Tabletop Simulator: O programa está disponível na Steam (clique aqui) e custa algo próximo dos R$30. Nele você pode comprar jogos ou usar criações diversas na oficina da própria plataforma. Tem MUITAS opções, é de perder de vista.

Boardgame Arena: Outra dica é o site Boardgame Arena, que busca emular uma série de boardgames para jogar online e tem a vantagem de não necessitar de uma máquina robusta para rodar, como demandam certos boards no Tabletop Simulator, indicado acima. Para conferir essa dica, clique aqui.

Outra dica interessante é que diversas lojas físicas que fecharam seus espaços de jogos estão realizando e facilitando entregas diretas dos seus produtos, portanto, se você conhece algum local especializado, entre em contato e pergunte por esta possibilidade, isso pode talvez te salvar de uns bons dias de tédio.

> E PRO CARDGAME… MAGICzin?!

Tem alguns sites e jogos que podem ajudar e até matar momentaneamente aquela sua vontade de se reunir com amigos e seguir por horas com o carteado, são eles:

Magic Arena: Já presente em diversas matérias em nosso site, o Arena é uma plataforma fantástica para quem joga ou já jogou Magic: the Gathering experimentar. Nela você pode explorar os formatos Standard, Brawl e Histórico do jogo e até mesmo curtir uns bons Drafts e caso curta, partidas mais competitivas no modo de jogo Rankeado. Se você ficou interessado, confira a lista de matérias que temos sobre o programa clicando aqui!

Untap: Essa plataforma me foi indicada por jogadores de Cardgame, e embora eu não conheça deixo aqui seu link para vocês curiosos fuçarem e se divertirem aprendendo algo diferente.

Cockatrice: Acho que a descrição acima vale para esta também uhehuehuee… E complementando, pelo que busquei nesse meio tempo, é bem fácil encontrar tutoriais de como usa-las. Aproveitem!

> GOBLIN ZERO, VOCÊ NÃO TEM DICA PARA QUEM É DOS JOGOS VIRTUAIS?

Serio?! Vocês (nós, porque eu to incluso uhehuehue… mas vou me referir a vocês) certamente não precisam de muitas dicas, continuem fazendo o bom e gracioso trabalho de vocês que ta tudo certo, só não deixem de seguir as dicas dadas lá no início, ok?

Quem aceitou o “ok” acima de boa tava errado (eu incluso!), porque durante a escrita desse mesmo texto eu descobri algo que vocês podem vir a aproveitar!

Nuuvem: A plataforma de distribuição de jogos digitais Nuuvem liberou um cupom para ajudar a ocupar os Gamers nesses tempos de “reclusão”, o cupom AUTOSAVE garante 9% de desconto nas compras no site.

Saindo do ambiente dos jogos analógicos e digitais, temos também notícias boas para vocês que buscam somente o entretenimento para relaxar um pouco. Nesse momento partir para as outras realidades dos filmes e séries pode ser um baita alivio, além de necessário para passar o tempo e por isso algumas empresas se prontificaram para ajudar quem está em casa buscando seguir as indicações de reclusão, são elas:

Globoplay: A plataforma liberou, para não assinantes, diversos títulos de sua programação infantil pelo prazo de 30 dias, então corre lá se a molecada ai ta precisando de uma distração!

Telecine: Os seis canais da rede Telecine (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult) estão abertos para todos os assinantes das plataformas em que estão disponíveis. Os canais, para quem não conhece, são focados em Cinema e filmes diversos, separados apenas pelos seus gêneros. Super indico.

Net/Claro: A Net liberou todos seus canais para assinantes por tempo indeterminado, ou seja, até aquela Dog Tv ta 0800 para teu Cachorro passar horas a fio assistindo!

Bom, acho que foi bastante dica ai… não foi?! Espero que este Goblin tenha conseguido ajudar vocês nesse período conturbado! Ah, e se esqueci de mencionar algo que você sabe e acha que pode ajudar também, deixa um comentário aqui embaixo ou nos mande uma mensagem por uma das redes sociais.

Até a próxima, muita saúde para todos e beijo do goblin! :*

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *