D&D 5ª Edição: Van Richten’s Guide to Ravenloft

E foi na pacata madrugada desta terça (23/02/21) que, como de praxe, a Amazon antecipadamente “vazou” o nome do mais novo título da Wizards of the Coast para D&D 5ª Edição… e obviamente estamos falando de Van Richten’s Guide to Ravenloft (afinal se o título fosse diferente seria uma grande confusão, já que o nome da matéria é essa).

Certo, interessante não é mesmo? Mas antes de tudo existe uma pergunta que você deve se fazer: Você está realmente preparado para ser pego pelas brumas e arrastado até Ravenloft?

Caso a sua resposta seja algo próximo de “acho que sim” ou “Raven-o-que?” sugiro ler o restante da matéria, pois além de informações essenciais sobre o lançamento, vou buscar dar aquela pincelada básica sobre o que esse livro se trata. (Obs: caso você conheça bem as coisas, continua lendo também… da essa moral pro Goblin Zero aqui na humildade)

> RAVEN-O-QUE?

Alguns de vocês podem pensar, “Ah, mas eu sei o que é Ravenloft, eu joguei Curse of Strahd. Pois bem, foi como se vocês tivessem se familiarizado com apenas uma parte do Semiplano onde estão os Domínios do Medo, pois Baróvia (e seu lorde “Vampirão”) é apenas um dos tais domínios (e o tal vampirão, apenas um de seus Lordes).

Mas há um motivo para o Conde Strahd Von Zarovich estar sempre protagonizando a coisa toda, pois em 1983 o cenário foi apresentado mostrando somente as suas terras, que posteriormente seria definido como o primeiro domínio amaldiçoado e arrastado de seu plano natal pelos poderes sombrios… o primeiro de MUITOS!

Os demais domínios como Borca, Darkon, Dementlieu, Falkóvia , Forlorn, Hazlan, Invidia, Kartakass, entre diversos outros… mesmo estando (quase sempre) em segundo plano, tem sua essência bem alinhada com a temática de horror gótico apresentada por toda a obra, que busca representar frequentemente o aspecto de decadência do corpo, mente e da sociedade em um misto aparente do uso de famosos folclores e contos com o arcabouço criado pelo próprio universo de Dungeons & Dragons.

> QUEM É VAN RITCHTEN?

Dr. Rudolph van Richten, para ser mais preciso, é um estudioso Caçador de Vampiros (baseado obviamente no intrépido professor Abraham Van Helsing de Drácula) que escreveu diversos livros a respeito das criaturas que habitam o semiplano. Tais livros existem como módulos de regras e cenário e este de agora, nada mais é do que provavelmente mais uma das tentativas deste personagem a nos ajudar a triunfar por terras tão vis.

> O QUE ESTE GUIA VAI OFERECER DE NOVO?

Vermos uma adaptação oficial para a 5ª edição de Dungeons & Dragons trás a possibilidade da criação de aventuras por mestres e jogadores que queiram usufruir de um gênero e ambientação um pouco diferente do habitual, afinal o heroísmo desse RPG não é tão bem recompensado quanto outras coisas pelas névoas que abraçam este plano.

DARK GIFTS | Veremos as “reais recompensas” mencionadas acima chamadas de Dark Gifts (dádivas sombrias) apresentadas nas regras. Tais marcas de corrupções são adquiridas por aqueles que se embrenham e sobrevivem tempo o suficiente nestas desoladas terras.

+ SUBCLASSES | O Colégio dos Espíritos para os Bardos e Pacto dos Mortos-Vivos para Bruxos serão apresentados oficialmente.

+ CUSTOMIZAÇÃO | Encontraremos também uma expansão de regras, com novos Antecedentes, Itens e Linhagens/Subraças como os Dhampir (uma espécie não convencional de cria vampírica), Hexblood (amaldiçoados), e Reborn (renascidos).

+ MONSTROS | Impossível falar deste título sem falar dos seres amaldiçoados que rastejam e reinam nas sombras deste local.

30 DOMÍNIOS | Exatamente, Ravenloft não esteve parado esse tempo todo e seguiu sequestrando partes desgraçadas dos mais variados planos de existência para si. E caso isso não seja suficiente, o suplemento virá também com regras para você elaborar o seu próprio Domínio e seu Lorde Sombrio!

+ AVENTURA | The House of Lament (a casa dos lamentos em tradução livre) promete levar os jogadores a experimentar o gênero de horror gótico mencionado e terá aproximadamente 20 páginas de conteúdo.

> OK, MAS QUANDO QUE SAI ESSE LIVRO?

O lançamento de Van Richten’s Guide to Ravenloft está previsto para 18 de Maio deste ano, e contará com a versão normal e de luxo com a capa alternativa, ambas com 256 páginas e no padrão de qualidade e valor dos livros anteriores.

> COMPRE: VAN RICHTEN’S GUIDE TO RAVENLOFT <

Ficou animado com o anúncio assim como eu?! Acompanhe nosso site e nossos canais nas redes sociais para mais notícias, jogatinas ao vivo e lançamentos! Até a próxima e beijo do Goblin! :*

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

One thought on “D&D 5ª Edição: Van Richten’s Guide to Ravenloft

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *