Quem é Vecna?

Existe a grande chance que com a estréia da primeira parte da quarta (e penúltima) temporada de Stranger Things muitas pessoas (e talvez você?) comecem a querer saber “Quem é Vecna?” Quem é ou foi esse ser que tanto falam desde os primeiros episódios da temporada?

Obs. Caso você não tenha vindo por conta da série, não se preocupe, essa matéria também serve para você! É que o Goblin Zero que vos escreve viu tantas perguntas pelas redes e poucas matérias em português para responde-las que decidiu vir e sanar a questão de uma vez por todas!

Obs2. Essa matéria não contém spoilers, ela é sobre a “criatura” do RPG! (Que talvez a série tenha se baseado, ou não, quem sabe? Vai ver a série logo para tirar essa dúvida!)

A esquerda uma das várias versões de Vecna de Dungeons & Dragons / A direita uma imagem das divulgações criatura da série Stranger Things.
> BOM, QUEM (RAIOS) É VECNA?

Aqui falamos bastante sobre RPG, certo? Então não vamos nos estender muito nessa introdução. Vecna é um personagem do universo de Dungeons & Dragons, mais precisamente do universo de Greyhawk, tendo como primeira aparição o livro de regras Eldritch Wizardry, importante expansão que trouxe o druida, os psionicos e incríveis artefatos em 1976 e mais tarde no guia de campanha do próprio mundo originário (Greyhawk), Divindades e Semideuses da 3ª edição de D&D e de outros (diversos) materiais de todas as edições.

Só por essas aparições da para perceber que esse “você-sabe-quem” do mundo do RPG não é pouca coisa não. E se você pensa isso, está plenamente certo(a)! Vecna é um dos grandes vilões do universo de Dungeons & Dragons e originalmente foi um humano que após aprender com a sua mãe as artes arcanas, foi envolvido numa trágica história em sua cidade de origem, fazendo-o se tornar um poderoso e rancoroso conjurador que conseguiu até mesmo transcender a forma de um lich (uma espécie de morto-vivo que conseguiu levar seus poderes místicos extraordinários ao pós vida, se tornando praticamente um ser imortal).

Mas essa não é a parte mais impressionante sobre Vecna, o mais impressionante é que mesmo depois de erguer seu “reino”, ter uma legião ao seu lado, enfrentar os seguidores do Deus da Luz (Pholtus) em seu ápice, conquistar uma atroz vitória sobre seu maior rancor e ser traído por um de seus mais fiéis seguidores por uma espada que ele mesmo havia forjado, ele conseguiu resistir e transcender com o aspecto da divindade, um semideus no caso, o suposto guardião dos segredos e da magia, como foi nomeado. (Imagina o que uma entidade dessas guarda em sua mente?! Pouco não deve ser!)

Mesmo assim, não é como se ele tivesse sumido do plano de existência material, pois além de todos os seres fieis às suas crenças, toda sua pesquisa que dizem ter influenciado até mesmo o icônico Livro da Vil Escuridão (ou “Book of Vile Darkness” como é mais conhecido), ele deixou duas partes de si para trás, partes que se tornaram verdadeiros ícones do multiverso.

> A MÃO E O OLHO ESQUERDO DE VECNA

Após resistirem a luz direta de Pholtus e a obliteração da espada de Kas, tais símbolos da resiliência de Vecna se tornaram também suas as únicas partes existentes fisicamente e que os aventureiros podem de fato encontrar desde a primeira edição de D&D. Tendo sido mencionada desde realmente o início do sistema, esses artefatos virtualmente indestrutíveis, são tão famosos quanto poderosos (e amaldiçoados!) para os jogadores que curtem os itens mágicos do jogo e alvos de diversos mestres que querem tornar as suas aventuras mais e mais interessantes. (Quem sabe não foi por isso que esta entidade foi a escolhida para representar as atrocidades na última temporada de Stranger Things?)

E ai, curtiu a publicação sobre essa lenda de Dungeons & Dragons? Quer saber mais? Deixa o pedido e a sua opinião nos comentários! Certamente vou adorar escrever e pesquisar mais sobre o assunto. Mas por enquanto é isso, até a próxima e beijo do Goblin! :*

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

One thought on “Quem é Vecna?

  • 30 de May de 2022 at 21:38
    Permalink

    Sensacional, mto bom
    Eu mesmo não fazia ideia do quem e a vecna
    Só conhecia do Magic e mesmo assim só tinha visto as cartas com nome dele hahahahha.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *