Financiamentos Coletivos de RPG no Brasil – Junho/2019

Para você que não sabe a quantidade de material de RPG que está sendo produzido, importado e localizado nacionalmente, fique ligado nessa série de matérias que vou escrever aqui no Cyber Goblin chamada “Financiamento Coletivo de RPG no Brasil“!

Nessas publicações vou tentar fazer um apanhado mensal (ou quase isso) do que está entrando no mercado brasileiro de RPG pelas plataformas de financiamento coletivo (ex: Catarse, Kickante…) com o objetivo de democratizar o conhecimento e fomentar a existência deste meio de ingresso de tantos títulos e produtos na atualidade que ainda é desconhecido por muitos.

> FINANCIAMENTOS COLETIVOS

Nesta lista serão colocadas as campanhas classificadas como Pontuais, ou seja, inéditas, que foram lançadas e ainda não terminaram. Vale ressaltar que mensalmente alguns destes nomes vão se repetir, já que os prazos dos financiamentos podem passar de 30 dias de arrecadação. Então, se você viu algo que gostou, fique de olho no prazo final para não perder a chance!

Com isso dito, vamos aos financiamentos deste mês!

Howling Roar por Howling Roar

A Howling Roar é o nosso bando, criado com o proposito de fortalecer e expandir a comunidade rpgista através de um conteúdo exclusivo, criado e distribuído pelo Grande Urso e pelo Lobo cinzento, dois criadores de conteúdo, narradores e jogadores apaixonados pelo RPG.

QUAL NOSSA PROPOSTA?

  • Oferecer um conteúdo único com uma aventura completa mensalmente;
  • Aventura sempre adaptável para qualquer sistema ou cenário do tema abordado;
  • Aventura e componentes criados para mesas de RPG digitais e presenciais;
  • Adaptáveis para ferramentas de RPG online e digitais, e para impressão offline.
  • Otimização e melhor proveito do tempo, com foco na diversão e no jogo.

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Neo Guanabara por Arthur de Martino

Neo-Guanabara: A Cidade do Futuro” é um jogo de RPG cyberpunk dos mesmos criadores de Intergalactic Lucha Libre League que usa Mecânicas inspiradas em jogos como “Icons”, “Shadowrun: Anarchy” e “Cortex Prime”. Apesar disso, o sistema é totalmente original e completo. Tais escolhas foram feitas para compor um jogo com elementos de Supers e Cyberpunk.

“Uma cidade estado que antes fazia parte de um país maior. Neo-Guanabara é um experimento de sociedade feito pela elite governadora.

Onde o sistema é secretamente feito para falhar. Saquear. Humilhar. Finalmente, manipular as esperanças dos seus cidadães mortais.

Naturalmente, os diferentes distritos da cidade são sujos, abandonados, esquecidos. A mais alta tecnologia convive com o dia-a-dia da sarjeta. Não é atoa que no buraco de organização do Sistema, o crime organizado aparece para impor uma ‘ordem’ na desorganização orquestrada.”

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Nostalgia: A Frota Nômade por Fabrica Editora

Essa campanha de financiamento coletivo, visa trazer para o Brasil, além de Nostalgia: A Frota Nômade, também o seu sistema base, chamado de Monad System. Que apesar de ter sido criado, primeiramente, como um sistema fechado para Nostalgia, teve seu conteúdo expandido e configurado para ser usado em qualquer possibilidade de cenário e aventuras, um sistema universal de jogo, bastante intuitivo.

“O Universo através do qual as Arcas viajam é vazio, mudo e indiferente às tribulações humanas. Não existem outros mundos floridos, não há civilizações alienígenas para encontrar, existem apenas forças imensas e ocultas, além do entendimento humano, que jogam um jogo eterno, de modo que o Mundo da Matéria continua a existir e a Essência prevalece sobre a Ausência. Durante a longa jornada, as seis raças que povoam a Frota devem lidar com uma difícil coabitação: centenas de anos de isolamento permitiram que os vários níveis que compõem cada Arca evoluíssem em direções diferentes, muitas vezes opostas: alguns desenvolveram sociedades avançadas, enquanto outros caíram na superstição, há aqueles que desfrutam os frutos de uma vida simples e aqueles que devem lutar todos os dias contra feras furiosas.

Enquanto isso, os poucos guardiões do conhecimento remoto continuam a buscar respostas para os grandes mistérios: a Terra realmente existiu? Se sim, por que o homem a abandonou? O que são as Arcas e quem as enviou? Qual é o destino da viagem e o que acontecerá quando você chegar ao seu destino?”

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Perdidos por Letra Impressa

Perdidos é um RPG Powered by the Apocalypse inspirado por Bloodborne e a franquia Dark Souls, da From Software. É um jogo no qual você encontrará uma visão geral de um mundo em ruínas, fragmentado a ponto de nele restarem apenas memórias. Isso inclui as relíquias de outrora, feras monstruosas, seres que esqueceram seu propósito, e caminhos tortuosos a trilhar.

“A história deste lugar se perdeu.
O que havia antes? Ninguém se lembra.
Os que viviam aqui também se perderam. Com eles, também se foram os sonhos, a antiga glória, a memória disso tudo.
Apenas fragmentos restaram. Resquícios de memórias.
Como quase tudo se perdeu, o que restou foi a ruína. Os grandes castelos foram ao chão. As majestosas catedrais, tomadas pela decadência. Cidades inteiras, abandonadas.
Não há vida.
Até mesmo a Morte se perdeu. Arruinada, frágil, quase impotente. Incapaz de ceifar por completo os que restaram. Cabe a ela esperar que as memórias fugazes se percam outra vez.
Quando isso acontecer, quando até mesmo a esperança for deixada para trás, ela voltará para buscar aqueles que a ela pertencem. Afinal, esta uma verdade que a Morte sabe bem:
Você pode reencontrar o que perdeu, mas nunca o que abandonou.”

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Tormenta 20 por Jambô

Tormenta 20 será um RPG completo, com todas as informações necessárias para criar personagens e aventuras. Irá trazer regras para raças, classes, equipamentos, magias e mais. Também irá trazer a descrição atualizada do mundo de Arton e de suas ameaças, levando em conta os acontecimentos mais recentes do cenário (como a Guilda do Macaco e o romance A Flecha de Fogo).

Em termos de regras, Tormenta 20 será uma nova versão de Tormenta RPG. As mecânicas básicas permanecem, mas retrabalhadas para serem mais simples, ágeis e divertidas. Também haverá novidades baseadas nas ideias dos criadores de Tormenta, nas inovações recentes do hobby e no feedback de 20 anos dos fãs.

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

> FINANCIAMENTO(S) COLETIVO(S) EM “LATE PLEDGE”

Classifico como “Late Pledge”, ou Apoio Tardio em tradução literal, jogos já financiados em um período anterior e que buscam ampliar suas vendas e atingir novas metas de recompensas, possibilitando que mais materiais sejam lançados de uma.

A modalidade, adotada por algumas editoras, é feita de forma clara e de modo similar a uma pré-venda dos livros e/ou materiais ofertados. A única diferença que vale ressaltar aqui é, que diferente de uma pré-venda habitual, o prazo ainda se encontra “sugerido”, podendo ocorrer atrasos e imprevistos na produção, lançamento e/ou envio.

Mouse Guard por Retropunk Publicações

Em Mouse Guard RPG não há seres humanos e sim, ratos civilizados que portam capa e espada, e vivem para defender seu povo de todos os perigos e predadores, protegendo o território que clamaram para si e as cidades que criaram para os seus. Seja nos Territórios dos Ratos ou na vizinhança, as condições do clima e a cadeia alimentar determinam sua frágil sobrevivência. Você interpreta um destes guardiões.

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Sangue & Glória por Panon Corvo da Tempestade

O nome Sangue & Glória não foi escolhido à toa, ele capta a essência do sistema, que segue um estilo mais visceral do que a maioria dos outros RPG’s de fantasia medieval. Desde o primeiro nível os personagens dos jogadores, chamados de protagonistas, já são altamente capazes de lidarem com toda sorte de problemas e situações, mas isso geralmente acarreta em um custo alto. Os protagonistas demoram para se recuperar de seus ferimentos e repor seus recursos é difícil, de forma que eles costumam sair enfraquecidos de cada vitória e muitas vezes terão que fugir ou buscar por outras soluções para se livrarem de certas situações.

“O mundo é um lugar hostil esperando para ser conquistado por um aventureiro determinado! Você está destinado à grandeza, mas seu caminho será árduo e repleto de perigos. Durante sua jornada haverá muito sofrimento, você será ferido e chegará perto da morte muitas vezes, mas com habilidade, e um pouco de sorte, qualquer desafio pode ser superado!”

(trecho retirado diretamente da campanha, confira mais sobre o projeto clicando no link atribuído ao título deste projeto destacado em verde)

Sabe de algum financiamento de RPG que esta rolando e não foi citado nesta lista?! Deixe seu comentário ou entre em contato por nossas redes sociais!

Quer ajudar mas não tem $$$ nesse momento? Compartilhe esta matéria e vamos fazer essas campanhas chegarem ao maior número de pessoas!

Beijo do Goblin! :*

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *