Tormenta 20 chegou!!!

O RPG morreu… mas passa bem, MUITO BEM!”

É com esse início de expressão irônica e afirmativa final que parte do cenário RPGístico aplaude ansioso “de pé” a tão esperada chegada do financiamento coletivo da edição que celebra os 20 anos de Tormenta. Este retorno promete uma “renovação” controlada deste título icônico no mercado nacional que marcou época para diversos desde criança… e que certamente marcará para muitos ainda!

> O QUE É TORMENTA RPG?

Tormenta RPG é atualmente um compilado que abrange e costura os retalhos soltos de cenário e regras desde sua primeira menção de autoria pelo Trio Tormenta (Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan) na revista Dragão Brasil, em 1999! Sim, tem bastante tempo não é?! E nesses 20 anos o que não faltou foram materiais lançados, dentre eles: livros de regras, suplementos, quadrinhos, jogo eletrônico e até mesmo romances… sempre bem próximos da comunidade de jogadores/mestres e presente nos eventos que rolam pelo Brasil.

Ok, mas o que é Tormenta?

Resumindo bastante, Tormenta é a pior ameaça existente no mundo de Arton, uma tempestade rubra, ácida e vil, repleta de poderosas criaturas insetóides que ameaçam como demônios este mundo medieval fantástico e às incontáveis raças que habitam este continente. Esta tempestade é como uma praga que se enraíza, enlouquecendo os poucos que sobrevivem, em seu aparentemente errático caminho.

Porém, apesar deste místico e degradante distúrbio nomear a obra por inteira, o cenário oferece MUITO mais do que só esta ameaça na “narrativa”, clamando por aventureiros e heróis que solucionem quase todo tipo de cominação! Em sua complexidade atual, Tormenta abrange duas décadas de criação ativa e desenvolvimento de personagens, descrições e acontecimentos. Tem bastante coisa pronta e saindo todo mês para explorar e aproveitar em suas mesas de jogo!

Bom, embora o parágrafo anterior possa desanimar alguns em suas últimas frases, a minha intenção foi somente mostrar o que arcabouço deste universo pode abranger, você não precisa saber tudo o que acontece em Arton para conseguir se aventurar por lá! Ou seja, a sua aventura tomar seu próprio rumo e alterar a história conforme os acontecimentos desenrolarem… e enquanto isso, o narrador e/ou os jogadores, podem ir lendo um pouco mais sobre algo que gostariam de interagir e quem sabe acrescentar no jogo.


> MINHA EXPERIÊNCIA EM ARTON

Só de pensar em adicionar este tópico aqui me deixou nostálgico, revirei pôsteres, revistas e até mesmo os pequenos encadernados de 3D&T (3ª Edição de Defensores de Tóquio) para me inspirar e lembrei de umas situações engraçadas e outras contemplativas de quando era bem mais novo.

Para ser claro eu não lembro da primeira vez que entrei neste mundo, mas foram diversos os momentos que caminhei por entre os detalhes de aventuras, regras e matérias escritas nos inúmeros materiais naquela época. Lembro de me entreter por horas mesmo sem conseguir transcodificar regras por completo… somente deixando a imaginação fluir.

Os momentos que podia passar numa banca de jornal e gastar os poucos reais da economia que fazia na semana em meus lanches no colégio eram preciosos, buscar pela Revista Dragão Brasil (que retomou seu lançamento nos últimos anos em versão digital) com toda aquela informação desse meio, por Holy Avenger que me transportava como quadrinhos devem fazer e por ocasionais encadernados que apareciam para minha mente decifrar os códigos de sistema, criando desafios, numa época quase sem referências e amigos que partilhavam deste universo.

Hoje em dia penso que posso até ter jogado bem pouco no cenário, mas aproveitei bastante! Quem sabe agora este Goblin não poderá aproveitar mais?


> FINANCIAMENTO COLETIVO

E após diversos teasers lançados pela Jambô, contagem regressiva da equipe e autores …até mesmo vazamento antecipado de quais seriam as metas planejadas, anunciado pelos ninjas do RPG Notícias… este é o vídeo que apresenta o projeto de financiamento coletivo criado no Catarse e aberto a participação do público ao meio dia da sexta-feira, 10/05/2019, e que em pouco mais de 1 hora bateu sua meta inicial de R$80.000,00.

O projeto já bateu TODAS as suas metas adicionais iniciais, foram, até a manhã do dia 11/05, mais de R$350.000,00 e um total de 14 metas batidas!! Isso tudo sem desacelerar, já que existem praticamente uma centena de apoios em prazo de confirmação e as novas contribuições continuam chegando como “se não houvesse amanhã”!

No meio disso tivemos mais novidades, foi anunciado em uma live comemorativa no canal do twitch.tv da editora que novas metas serão liberadas, e em meio a transmissão, sugestões do público foram pedidas além de duvidas respondidas e spoilers soltos sobre o material financiado.

Certo, mas o que virá de novo na edição de 20 anos deste aclamado RPG?!

“Tormenta 20 é o novo livro básico do RPG que amamos.” – Jambô

Foram anunciadas junto a chamada do financiamento algumas alterações e melhorias que o material irá receber e vamos lista-las aqui para vocês:

  • Regras mais ágeis e divertidas, para facilitar a introdução de novas pessoas ao hobby;
  • Textos inéditos, atualizando os fãs antigos nos acontecimentos do cenário;
  • Ilustrações inéditas, feitas por artistas brasileiros de nível internacional;
  • Edição de luxo, com capa dura, papel de alta qualidade e inteiramente colorido!
  • A promessa de que você pode ajudar a decidir os detalhes do livro! (sim, alguns níveis de apoio permitem direito de votos em enquetes e até mesmo nomear NPCs no cenário)

Mas não é somente o livro básico que está prometido e nem as metas extras (que por si só já envolvem mais aventuras, classes e itens como decks de magia), temos também listados na parte de apoio diversas outras recompensas para suprir as necessidades de tantos jogadores e mestres empolgados e curiosos! Dentre elas temos dados exclusivos, escudo do mestre, bloco de fichas, marcadores de páginas… ou seja, tudo para compor sua mesa de jogo!

This image has an empty alt attribute; its file name is travessão-verde-300x11.png

E ai, o que achou disso tudo? Ficou animado?! Conta para gente qual foi ou qual você almeja que seja a sua experiência no cenário de TORMENTA RPG! Que venham mais 20!!!

Corre lá para apoiar esse projeto clicando no link abaixo:

> TORMENTA20 <

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *