Ludonarracon: um evento de jogos digitais diferentes com uma pessoa diferente
Olá, aqui quem fala é o Thomas, também conhecido como Hidden Max, o novo convidado estagiário do Cyber Goblin! Conheci os meninos daqui através de eventos que o Gabriel fazia perto de onde moramos e criamos uma amizade que já perdura um pouco mais de um ano. Sou um dos administradores da RPG.COM e há cerca de um mês comentei que conseguiria trazer umas análises de alguns jogos, mas o que ele não esperava era que eu consegui umas entrevistas junto!
Hoje trarei a vocês umas informações sobre um ótimo evento que participei pela RPG.COM e que entrevistei a Chris Wright, gerente do evento e diretor da Fellow Traveller.
> AFINAL, O QUE É O LUDONARRACON:
LudoNarraCon é uma convenção de jogos de um tipo diferente. Ocorrendo de 10 a 13 de maio e sua primeira edição é dedicada a jogos focados em narrativa. O evento contou com exposições e painéis não falando especificamente de jogos, mas como a narrativa dentro deles afeta a vida das pessoas.
Pergunta: O que você vê de diferente na Ludonarracon das outras exposições?
R: “Adoramos convenções como o PAX e há alguns elementos de ordem física que são insubstituíveis, mas é um desafio para os jogos indie narrativos competirem no circuito de convenções. Pequenas equipes não podem pagar o tempo ou o dinheiro para estar em todos os incríveis eventos ao redor do mundo e pode ser difícil para os jogos narrativos mostrarem bem em um evento físico movimentado. Como um rótulo de jogos narrativos, temos pensado muito sobre esse desafio. Quando vimos o que a Steam estava fazendo com o streaming, percebemos que isso proporcionava uma incrível oportunidade de fazer algo diferente. E é essa oportunidade que procuramos em nosso evento: um espaço na qual a realidade de jogos indie possa crescer e se expor.”
E quando ele falou isso, realmente é algo que você sente acontecendo. A conferência foi toda Online e transmitida pela Steam. Eles trazem a convenção 24 jogos, com todos os criadores ou representantes desses jogos falando sobre algum tempo em vários painéis ocorrendo de maneira sequencial. Segue lista de jogos da exposição:
- Heaven’s Vault (Inkle)
- Sunless Skies (Failbetter Games)
- Beholder (Warm Lamp Games)
- Do Not Feed the Monkeys (Fictiorama Studios)
- Neo Cab (Change Agency)
- Boyfriend Dungeon (Kitfox Games)
- Mutazione (Die Gute Fabrik)
- Cultist Simulator (Weather Factory)
- The Church in the Darkness (Paranoid Productions)
- Where the Water Tastes Like Wine (Dim Bulb Games)
- Genesis Noir (Feral Cat Den)
- The Stillness of the Wind (Memory of God)
- Hacknet (Team Fractal Alligator)
- In Other Waters (Jump Over the Age)
- Orwell: Keeping An Eye On You (Osmotic Studios)
- Orwell: Ignorance is Strength (Osmotic Studios)
- Blind (Tiny Bull Games)
- Overland (Finji)
- Whispers of a Machine (Clifftop Games)
- Monster Prom (Beautiful Glitch)
- Hiveswap: Act 1 (What Pumpkin Games, Inc.)
> UM POUCO SOBRE O MERCADO
Pergunta: Qual a sua opinião sobre o futuro desses jogos após o seu evento?
R: “Tenho certeza que após o evento as pessoas serão capazes de desenvolver o seu senso crítico, além de entenderem como as narrativas nos jogos em temas como amor, morte ou robôs (risos) podem se encaixar perfeitamente em qualquer jogo que se propõe a isso. Nosso evento foi criado exatamente para ajudar desenvolvedores a pensar em como podem desenvolver um roteiro com esses enfoques.
Acredito que o mercado de jogos Indie no mundo, principalmente em países que falam inglês vem se desenvolvendo mais que o comum, devido à grande decepção que os jogadores vem tendo com os jogos AAA. “
Pergunta: Já que falamos sobre o mercado de jogos, o que você acha sobre o mercado brasileiro de jogos?
R: “Atualmente vemos que o mercado brasileiro é um dos maiores mercados de jogos, mas como indie, temos dificuldades em trazer a narrativa aos mesmos. O nosso maior problema é trazer uma linguagem correta dos nossos jogos a realidade dos brasileiros. Nós amamos os brasileiros, porém precisamos trabalhar mais um pouco para conseguir atender vocês de maneira que esperamos impactar o mundo.”
E após tantas informações de como o desenvolvedor vê e enxerga o mercado nacional e mundial (ele adora conversar), vou trazer algumas análises dos jogos mostrados nesse evento, com entrevistas dos seus criadores também.
Hidden Sumindo e até a próxima!

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Muito bom Hidden! Amo jogos Indie e espero que tenham cada vez mais deles! ❤️