Dungeons & Dragons: Básico, Oficial e Gratuito!

Para aquecer os motores enquanto a versão brasileira não chega em nossas mesas de jogo (e mesmo quando ela chegar…), eu, o Goblin Zero, trago à vocês algumas formas de conhecer e jogar Dungeons & Dragons e ainda conseguir guardar suas moedas para comprar o material impresso e/ou digital oficial!

Não sabia que o D&D 5ª edição está chegando em português?! Clique aqui e confira a nossa matéria sobre essa novidade e os lançamentos brasileiros.

Pois é, isso é possível! A própria Wizards of the Coast, desde que a quinta edição do RPG mais jogado do mundo chegou neste planeta, liberou em seu site alguns arquivos introdutórios e outros sazonais de teste, isso sem falar das plataformas de auxilio aos mestres e jogadores que vieram apoiadas com a edição.

Para aproveitar tudo isso basta somente você arranhar um pouco da língua inglesa e usar o Google Tradutor para te auxiliar naquilo que ficar em dúvida. Caso não consiga, nossa aba de comentários ao final desta publicação estará sempre disponível para ajudar!

> REGRAS BÁSICAS

Chamado em inglês de Basic Rules, este é talvez o mais importante arquivo para aqueles curiosos sobre o sistema e também para os que querem começar a jogar D&D, pois contém exatamente o que o nome refere, todo o básico sobre o sistema!

O módulo, que está em sua versão 1.0 (atualizada em novembro de 2018) é dividido em 4 partes essenciais para você se situar nas engrenagens que movem as “Masmorras e os Dragões”, são estas:

  • PARTE 1: Criação de Personagens | Aqui você encontrará o que você precisa para criar um ou mais personagens jogáveis. Está parte contém, além do contexto lógico, informações sobre raças, classes, backgrounds e equipamentos.
  • PARTE 2: Regras e Como Jogar | Testes, rolagens de dados e as três categorias (exploração, interação e combate) que envolvem o desdobramento de jogo estão descritas nesta etapa.
  • PARTE 3: Magia | Neste momento o módulo busca passar um pouco da natureza mágica contida e essencial para o sistema/cenários além de listar um apanhado de exemplos para uso dos personagens nos seus jogos.
  • PARTE 4: Ferramentas para os Mestres de Jogo | Repleta de conselhos, listas de monstros e criaturas fantásticas e equipamentos mágicos, esta parte busca auxiliar o narrador em como ele poderá criar encontros e guiar seus jogadores por cenas dentro de suas aventuras.
> DOWNLOAD BASIC RULES <
> FICHAS DE PERSONAGEM

Bom, apesar destas também serem encontradas ao final do arquivo anterior, deixarei o link direto para um arquivo compilado de fichas oficiais relacionadas ao sistema.

Na página oficial sobre fichas de personagens você também poderá encontrar algumas prontas para usar como NPC’s e/ou numa aventura de evento. Se quiser acessa-la, clique aqui.

> DOWNLOAD FICHAS DE PERSONAGEM <
> UNEARTHED ARCANA

Os “Unearthed Arcanas”, como o próprio nome diz em tradução literal ao português, sempre irá remeter a descobertas voltadas ao místico… e assim como as publicações homônimas vieram apresentando pelas edições anteriores, às atuais trazem regras extras e mais “recheio” ao que já existe… de forma totalmente gratuita!

Nessas publicações são feitos testes e pesquisas também, é uma forma que a Wizards conseguiu de apresentar conteúdo recorrente e também de sentir o que foi mais ou menos apreciado pelo consumidor… uma jogada bem inteligente se me permite dizer!

Abaixo deixarei o link de acesso a parte do site onde se encontram as publicações do UA já lançadas, mas em breve tentarei fazer um compilado dos títulos traduzidos em novo post para facilitar a sua busca.

> ACESSAR UNEARTHED ARCANA <
> DUNGEON MASTERS GUILD

Dungeon Masters Guild ou DM’s Guild para os mais íntimos é uma plataforma organizada que tem como objetivo de alocar tanto material oficial quanto feitos por fãs em modalidades de venda e pague o quanto quiser. Esta última não muito conhecida no Brasil permite que você possa adquirir o material atribuindo a contrapartida que achar justa, podendo tornar acessível ao seu bolso a aquisição do material!

É um mundo a parte, lá você poderá encontrar também lançamentos de edições anteriores em arquivos digitais… tem muita coisa! Mas se você está começando, busque por complementos mais simples como novas classes, arquétipos, backgrounds… talentos e por ai vai!

> ACESSAR DM’S GUILD <

Espero que você tenha curtido essas dicas, aproveite e muito os materiais oficiais 0800! Se achou interessante o conteúdo nos dê uma força, curta, siga, se inscreva em nossas redes sociais e espalhe a palavra!

Beijo do Goblin! :*

Siga-nos nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITCH | YOUTUBE | INSTAGRAM

Gabriel Velloso "Goblin Zero"

"Sim, nós temos um goblin Criativo em nossa equipe... e ele está equipado até os dentes com conjurações épicas e um ronco de dar inveja até nos trolls!"

5 thoughts on “Dungeons & Dragons: Básico, Oficial e Gratuito!

  • 1 de June de 2019 at 15:29
    Permalink

    é muito importante o pessoal conhecer melhor

    Reply
  • 24 de September de 2019 at 08:27
    Permalink

    Gostei muito das dicas!

    Reply
  • 21 de March de 2024 at 09:27
    Permalink

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *